Entenda o Freio de Ouro.


O primeiro esboço do que hoje é o Freio de Ouro ocorreu no ano de 1977 na 1ª Exposição Funcional de Jaguarão-RS, uma mostra modesta, mais ou menos improvisada, com um número reduzido de participantes, mas um grande sucesso. Naquele momento, os criadores de cavalos crioulos verificaram que o desenvolvimento da raça passava pela promoção de provas funcionais. Até então, demonstrações desse tipo não faziam parte do calendário oficial da raça, existindo apenas julgamentos morfológicos.
Em 1980, a 3ªFuncional conseguiu atrair a atenção do país inteiro, sendo visitada pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo, um aficionado por cavalos. No ano do cinqüentenário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 1982, o então presidente da entidade, Gilberto Azambuja Centeno, oficializou a prova campeira que seria realizada durante a Expointer.
O Freio de Ouro foi inspirado nas exposições funcionais de Jaguarão, que passou a ser uma etapa classificatória tal como Pelotas e Bagé. No ano seguinte, Uruguaiana também integrou essa lista. A partir daí, firmava-se o Freio de Ouro, como o grande acontecimento da maior raça de eqüinos do Rio Grande do Sul.
Em 1983, a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula. Em 1990, houve outra grande perda com o falecimento do veterinário Flávio Bastos Tellechea.
Em reconhecimento, a prova Freio de Ouro levou o nome dos dois irmãos "Flavio e Roberto Bastos Tellechea".
Desde o início até hoje, ocorreram mudanças devido ao crescimento dos adeptos da raça. O que antes eram somente quatro etapas classificatórias e uma final transformou-se em mais de530 etapas credenciadoras, 10 classificatórias no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma internacional no Uruguai, além da grande final em Esteio. Outra mudança foi a divisão em categorias de machos e fêmeas a partir de 1994.
O Freio de Ouro é dividido entre Morfologia e Função. As provas funcionais são: Figura, Andadura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, Mangueira e Paleteada.

(texto retirado do site da abccc)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Passo Fundo recebeu o Curso Beneficente Ginetes de Ouro




Ocorreu, no último final de semana (19, 20 e 21/7), a 4ª edição do Curso Beneficente Ginetes de Ouro. O evento, realizado na cidade de Passo Fundo/RS, foi ministrado por José Fonseca Macedo, Cezar Augusto Freire e Marcio Maciel. O curso contou com a participação de mais de 50 pessoas. A renda arrecadada no evento foi revertida em doação para o Centro Assistencial à Criança com Câncer de Passo Fundo.
Segundo o vice-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Ronald Bertagnolli (NJRB), Elias Ferreira da Silva, o curso trouxe uma oportunidade de troca de informações entre os participantes. “O público foi o ponto forte e os ginetes não mediram esforços para compartilhar os seus métodos de treinamento”, contou Silva. O vice-presidente também comemora a oportunidade e os resultados do evento. “O NJRN fez o possível para recepcionar essa atividade. Ficamos agradecidos pela a escolha da cidade de Passo Fundo para sediar esta edição do curso”, completa ele.

Texto: Francine Neuschrank/ABCCC
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário