Entenda o Freio de Ouro.


O primeiro esboço do que hoje é o Freio de Ouro ocorreu no ano de 1977 na 1ª Exposição Funcional de Jaguarão-RS, uma mostra modesta, mais ou menos improvisada, com um número reduzido de participantes, mas um grande sucesso. Naquele momento, os criadores de cavalos crioulos verificaram que o desenvolvimento da raça passava pela promoção de provas funcionais. Até então, demonstrações desse tipo não faziam parte do calendário oficial da raça, existindo apenas julgamentos morfológicos.
Em 1980, a 3ªFuncional conseguiu atrair a atenção do país inteiro, sendo visitada pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo, um aficionado por cavalos. No ano do cinqüentenário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 1982, o então presidente da entidade, Gilberto Azambuja Centeno, oficializou a prova campeira que seria realizada durante a Expointer.
O Freio de Ouro foi inspirado nas exposições funcionais de Jaguarão, que passou a ser uma etapa classificatória tal como Pelotas e Bagé. No ano seguinte, Uruguaiana também integrou essa lista. A partir daí, firmava-se o Freio de Ouro, como o grande acontecimento da maior raça de eqüinos do Rio Grande do Sul.
Em 1983, a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula. Em 1990, houve outra grande perda com o falecimento do veterinário Flávio Bastos Tellechea.
Em reconhecimento, a prova Freio de Ouro levou o nome dos dois irmãos "Flavio e Roberto Bastos Tellechea".
Desde o início até hoje, ocorreram mudanças devido ao crescimento dos adeptos da raça. O que antes eram somente quatro etapas classificatórias e uma final transformou-se em mais de530 etapas credenciadoras, 10 classificatórias no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma internacional no Uruguai, além da grande final em Esteio. Outra mudança foi a divisão em categorias de machos e fêmeas a partir de 1994.
O Freio de Ouro é dividido entre Morfologia e Função. As provas funcionais são: Figura, Andadura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, Mangueira e Paleteada.

(texto retirado do site da abccc)

domingo, 30 de junho de 2013

Exposição de Chapecó carimba passaportes para a Expointer



Luzeiro do Carimbé - Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça

Sob o olhar atento do criador Jorge Rosas Demiati Júnior, 86 animais entraram na pista do Parque Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó/SC, para buscar uma vaga na final morfológica da raça. A Exposição Passaporte do oeste catarinense destacou o garanhão Luzeiro do Carimbé como Melhor Exemplar da Raça.
Conforme Demiati, quatro excelentes machos foram selecionados, mas o gateado, Grande Campeão, fez a diferença na pista com muita expressão e volume. Entre as fêmeas, Caçador 27 de La Tierra, de Caçador/SC, foi a primeira colocada. A prova, que conta com o patrocínio da Vetnil e apoio da Supra, aconteceu nos dias 27 e 28 de junho com supervisão do técnico credenciado à ABCCC Rodolfo Martins Neto.
Organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense, a Passaporte foi precedida por uma mostra Incentivo e deu início à programação oficial do cavalo Crioulo em Santa Catarina. A partir desta sexta-feira (28), cerca de 40 animais começaram a disputa da oitava classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2013 que terá sua decisão no próximo domingo.

Confira o resultado:

Fêmeas

Grande Campeã – Campeã Égua Adulta
Caçador 27 de La Tierra, filha de Dom Carrasco do Purunã e Poderosa de São Pedro; criador e expositor Sandoval Caramori, Cabanha Caçador, Água Doce/RS


Reservada Grande Campeã – Campeã Potranca Menor
RB Dama, filha de Macanudo do Itapororó e Obra de Santa Thereza; criador e expositor Ralf Murilo Bertol, Cabanha Guepardo, Pato Branco/PR


3ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Potranca Menor
Hierba Buena da Maior, filha de Buenaço da Maior e Madona de Santa Angélica; criador e expositor Ricardo Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/PR



4ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Égua Adulta
Baronesa 573 Maufer, filha de Mananero Jalisco e Jacarandá Tulipa; criador e expositor Maurício e Fernando Lampert Weiand, Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul/RS



Machos

Grande Campeão – Campeão Cavalo Adulto – Melhor Exemplar da Raça
Luzeiro do Carumbé, filho de Índio do Boeiro e Iguapé 364 do Carumbé; criador José Carlos Fabrício Barbosa e expositor José Barbosa e Antônio Mombaque, Uruguaiana/RS e Chapecó/SC



Reservado Grande Campeão – Campeão Cavalo Menor
Galo de Briga da Maior, filho de Buenaço da Maior e FJC Amenaza; criador e expositor André Ricardo Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/SC



3° Melhor Macho – Campeão Potranco Menor
Hóspede do Caçador, filho de Del Oeste Mutante e Quebra Luz do Purunã; criador e expositor Sandoval Caramori, Cabanha Caçador, Água Doce/SC.



4° Melhor Macho – Reservado Campeão Potranco Menor
Mujeriego da Reconquista, filho de Hijo Bueno da Reconquista e Nuvem do Igiquiquá; criador Marcelo Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária Ltda e Cabanha Dois Mundos, Alegrete/RS e Chapecó/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário