Entenda o Freio de Ouro.


O primeiro esboço do que hoje é o Freio de Ouro ocorreu no ano de 1977 na 1ª Exposição Funcional de Jaguarão-RS, uma mostra modesta, mais ou menos improvisada, com um número reduzido de participantes, mas um grande sucesso. Naquele momento, os criadores de cavalos crioulos verificaram que o desenvolvimento da raça passava pela promoção de provas funcionais. Até então, demonstrações desse tipo não faziam parte do calendário oficial da raça, existindo apenas julgamentos morfológicos.
Em 1980, a 3ªFuncional conseguiu atrair a atenção do país inteiro, sendo visitada pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo, um aficionado por cavalos. No ano do cinqüentenário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 1982, o então presidente da entidade, Gilberto Azambuja Centeno, oficializou a prova campeira que seria realizada durante a Expointer.
O Freio de Ouro foi inspirado nas exposições funcionais de Jaguarão, que passou a ser uma etapa classificatória tal como Pelotas e Bagé. No ano seguinte, Uruguaiana também integrou essa lista. A partir daí, firmava-se o Freio de Ouro, como o grande acontecimento da maior raça de eqüinos do Rio Grande do Sul.
Em 1983, a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula. Em 1990, houve outra grande perda com o falecimento do veterinário Flávio Bastos Tellechea.
Em reconhecimento, a prova Freio de Ouro levou o nome dos dois irmãos "Flavio e Roberto Bastos Tellechea".
Desde o início até hoje, ocorreram mudanças devido ao crescimento dos adeptos da raça. O que antes eram somente quatro etapas classificatórias e uma final transformou-se em mais de530 etapas credenciadoras, 10 classificatórias no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma internacional no Uruguai, além da grande final em Esteio. Outra mudança foi a divisão em categorias de machos e fêmeas a partir de 1994.
O Freio de Ouro é dividido entre Morfologia e Função. As provas funcionais são: Figura, Andadura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, Mangueira e Paleteada.

(texto retirado do site da abccc)

domingo, 30 de junho de 2013

Eventos da raça movimentam Três Lagoas/MS

Nos dias 28 e 29 de junho o município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul entrou para a história do cavalo Crioulo. Foi promovida a 1ª Exposição Morfológica do município e, de quebra, a estreia no circuito das prévias morfológicas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no mesmo final de semana.
A prévia sul mato-grossense contou com a participação de treze animais, avaliados pelo olhar atento dos inspetores técnicos da ABCCC Claudio Neto de Azevedo, Jorge Aginelo do Nascimento e Luiz Francisco Leite. O evento abriu a temporada de avaliações in loco, que completarão as vagas disponíveis para a Final do Campeonato Morfológico do cavalo Crioulo.
Agora, as prévias continuam pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passando por mais sete cidades na prospecção e avaliação de animais. A viagem termina no dia 19 de julho em Pelotas/RS.
A mostra morfológica surpreendeu. Sob organização do recém-formado Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul e com o apoio do Sindicato Rural da cidade, o evento contou com a participação de 46 animais confirmados e 10 na categoria incentivo, julgados por Claudio Neto de Azevedo.
Segundo o jurado, a região ainda está em crescimento no panorama da raça, mas já pôde mostrar sua qualidade de criação e a profissionalização de sua mão de obra. “Depois de três anos acompanhando os eventos da região, foi muito bom ver a evolução da raça evidente nesta pista. Os criadores do centro do país vem se mostrando cada vez mais preparados e trazendo para os eventos animais de grande qualidade”, conta Azevedo.
A grande destaque da exposição foi a égua JQ Darisca, filha de Apero do Curupá e Badana do Borba. De criação e propriedade da paulista Fazenda Jequitibá, a exemplar garantiu três escarapelas: campeã égua com cria, grande campeã e melhor exemplar da raça. Para Azevedo, o nível dos oito melhores colocados foi de ponta. “São animais de uma genética incrível, que com certeza andariam bem em eventos de qualquer lugar do Brasil”, diz.
A mostra foi realizada junto à 36ª Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas e contou com supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins.

Veja os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):

Fêmeas

Melhor Exemplar da Raça – Grande Campeã – Campeã Égua com Cria

JQ Darisca, filha de Apero do Curupá e Badana do Borba; criador e expositor Edmond Chaker Farhat Junior, Fazenda Jequitibá, Itatinga/SP

Reservada Grande Campeã – Campeã Potranca Menor

Hija de Mi Vida da Matarazzo, filha de Viragro Rio Tinto e Cacho Graciosa; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

3ª Melhor Fêmea – Campeã Égua Prenhe

Zambia do Barrozo, filha de Gato da Vila Velha e Querência do Barrozo; criador Marcos Gomes Antunes e expositor Luis Fernando Guerreiro, L. Guerreiro Agropecuária, Campo Verde/MT

4ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Potranca Menor

Hija de Dueña Tania da Matarazzo, filha de Xingú Ibiá e BT Gauleza; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

Machos
Grande Campeão – Campeão Cavalo Adulto

EL Camiño JB de Palermo, filho de CRT Guapo e Madame do Campestre; criador Otto Jayme Beckert e expositor Luis Fernando Guerreiro, L. Guerreiro Agropecuária, Campo Verde/MT

Reservado Grande Campeão – Campeão Potranco Menor

Hijo de La Fronteira da Matarazzo, filho de Xingú Ibiá e BT Fronteira; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

3º Melhor Macho – Reservado Campeão Cavalo Adulto

Zorro Guapo dos Campos Neutrais, filho de BT Delantero e BT Mandala; criador Vitor Hugo Feijó e expositor Ricardo Pinto Faria, Fazenda Faria, Registro/SP

4º Melhor Macho

Barbicacho 30 da Trovador, filho de Tormento da Badana e BT Caborteira; criador Neri, Adriano e Guilherme Mallmann e expositor Eduardo Folley Coelho, Fazenda Cabeceira do Prata, Jardim/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário