Entenda o Freio de Ouro.


O primeiro esboço do que hoje é o Freio de Ouro ocorreu no ano de 1977 na 1ª Exposição Funcional de Jaguarão-RS, uma mostra modesta, mais ou menos improvisada, com um número reduzido de participantes, mas um grande sucesso. Naquele momento, os criadores de cavalos crioulos verificaram que o desenvolvimento da raça passava pela promoção de provas funcionais. Até então, demonstrações desse tipo não faziam parte do calendário oficial da raça, existindo apenas julgamentos morfológicos.
Em 1980, a 3ªFuncional conseguiu atrair a atenção do país inteiro, sendo visitada pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo, um aficionado por cavalos. No ano do cinqüentenário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 1982, o então presidente da entidade, Gilberto Azambuja Centeno, oficializou a prova campeira que seria realizada durante a Expointer.
O Freio de Ouro foi inspirado nas exposições funcionais de Jaguarão, que passou a ser uma etapa classificatória tal como Pelotas e Bagé. No ano seguinte, Uruguaiana também integrou essa lista. A partir daí, firmava-se o Freio de Ouro, como o grande acontecimento da maior raça de eqüinos do Rio Grande do Sul.
Em 1983, a prova do Freio de Ouro foi batizada com o nome de Roberto Bastos Tellechea, uma homenagem póstuma a esse incentivador da raça crioula. Em 1990, houve outra grande perda com o falecimento do veterinário Flávio Bastos Tellechea.
Em reconhecimento, a prova Freio de Ouro levou o nome dos dois irmãos "Flavio e Roberto Bastos Tellechea".
Desde o início até hoje, ocorreram mudanças devido ao crescimento dos adeptos da raça. O que antes eram somente quatro etapas classificatórias e uma final transformou-se em mais de530 etapas credenciadoras, 10 classificatórias no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma internacional no Uruguai, além da grande final em Esteio. Outra mudança foi a divisão em categorias de machos e fêmeas a partir de 1994.
O Freio de Ouro é dividido entre Morfologia e Função. As provas funcionais são: Figura, Andadura, Volta Sobre Patas e Esbarrada, Mangueira e Paleteada.

(texto retirado do site da abccc)

domingo, 30 de junho de 2013

Tijucas/SC classifica para a semifinal da Paleteada



O clima foi de descontração entre os crioulistas. Foto: Ana Marcia Kaiser

No sábado (22), a cidade catarinense de Tijucas habilitou mais quatro duplas para a semifinal do Campeonato Nacional de Paleteada, que acontece no próximo domingo em Chapecó/SC. Apesar da chuva que antecedeu o evento, um bom público prestigiou a disputa.
Em busca da classificação, 14 duplas entraram na pista do Centro de Treinamento El Cimarron. Número que foi comemorado pela presidência do Núcleo da Costa Esmeralda, organizador do evento. "Isso mostra que a Paleteada está se fomentando na nossa Região 5. Já temos mais duas provas agendadas para o próximo ciclo", disse a presidente Kety Kayser.
Os paleteadores foram julgados por Marcelo Alexandre e Nei Eduardo Lima. Já a supervisão ficou por conta do técnico Adolfo José Martins Neto, que é credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e elegeu como Selo de Raça o cavalo BT Posteiro II, filho de BT Guzman e BT Lampeira.

Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC)

1º Lugar
Marlon Vieira montando Ala Maula del Charco e Adolfo San Martin montando BT Posteiro II.

2º Lugar
Luiz Henrique Matos montando Relance do Purunã e Fernando Regis Pires montando Duetto Aragana.

3º Lugar
Andrei de Souza montando Bico de Ferro da Santa Juvita e Adolfo San Martin montando Querido de São Bibiano.

Também classificado

Rodrigo Caetano montando Esteio da Madrugada e Adolfo San Martin montando BT Vizindária do Junco.

Texto: Maurício Mesquita/ABCCC

Exposição de Chapecó carimba passaportes para a Expointer



Luzeiro do Carimbé - Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça

Sob o olhar atento do criador Jorge Rosas Demiati Júnior, 86 animais entraram na pista do Parque Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó/SC, para buscar uma vaga na final morfológica da raça. A Exposição Passaporte do oeste catarinense destacou o garanhão Luzeiro do Carimbé como Melhor Exemplar da Raça.
Conforme Demiati, quatro excelentes machos foram selecionados, mas o gateado, Grande Campeão, fez a diferença na pista com muita expressão e volume. Entre as fêmeas, Caçador 27 de La Tierra, de Caçador/SC, foi a primeira colocada. A prova, que conta com o patrocínio da Vetnil e apoio da Supra, aconteceu nos dias 27 e 28 de junho com supervisão do técnico credenciado à ABCCC Rodolfo Martins Neto.
Organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense, a Passaporte foi precedida por uma mostra Incentivo e deu início à programação oficial do cavalo Crioulo em Santa Catarina. A partir desta sexta-feira (28), cerca de 40 animais começaram a disputa da oitava classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2013 que terá sua decisão no próximo domingo.

Confira o resultado:

Fêmeas

Grande Campeã – Campeã Égua Adulta
Caçador 27 de La Tierra, filha de Dom Carrasco do Purunã e Poderosa de São Pedro; criador e expositor Sandoval Caramori, Cabanha Caçador, Água Doce/RS


Reservada Grande Campeã – Campeã Potranca Menor
RB Dama, filha de Macanudo do Itapororó e Obra de Santa Thereza; criador e expositor Ralf Murilo Bertol, Cabanha Guepardo, Pato Branco/PR


3ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Potranca Menor
Hierba Buena da Maior, filha de Buenaço da Maior e Madona de Santa Angélica; criador e expositor Ricardo Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/PR



4ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Égua Adulta
Baronesa 573 Maufer, filha de Mananero Jalisco e Jacarandá Tulipa; criador e expositor Maurício e Fernando Lampert Weiand, Cabanha Maufer, Cruzeiro do Sul/RS



Machos

Grande Campeão – Campeão Cavalo Adulto – Melhor Exemplar da Raça
Luzeiro do Carumbé, filho de Índio do Boeiro e Iguapé 364 do Carumbé; criador José Carlos Fabrício Barbosa e expositor José Barbosa e Antônio Mombaque, Uruguaiana/RS e Chapecó/SC



Reservado Grande Campeão – Campeão Cavalo Menor
Galo de Briga da Maior, filho de Buenaço da Maior e FJC Amenaza; criador e expositor André Ricardo Souto Maior, Cabanha Maior, Painel/SC



3° Melhor Macho – Campeão Potranco Menor
Hóspede do Caçador, filho de Del Oeste Mutante e Quebra Luz do Purunã; criador e expositor Sandoval Caramori, Cabanha Caçador, Água Doce/SC.



4° Melhor Macho – Reservado Campeão Potranco Menor
Mujeriego da Reconquista, filho de Hijo Bueno da Reconquista e Nuvem do Igiquiquá; criador Marcelo Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária Ltda e Cabanha Dois Mundos, Alegrete/RS e Chapecó/SC.

Eventos da raça movimentam Três Lagoas/MS

Nos dias 28 e 29 de junho o município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul entrou para a história do cavalo Crioulo. Foi promovida a 1ª Exposição Morfológica do município e, de quebra, a estreia no circuito das prévias morfológicas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no mesmo final de semana.
A prévia sul mato-grossense contou com a participação de treze animais, avaliados pelo olhar atento dos inspetores técnicos da ABCCC Claudio Neto de Azevedo, Jorge Aginelo do Nascimento e Luiz Francisco Leite. O evento abriu a temporada de avaliações in loco, que completarão as vagas disponíveis para a Final do Campeonato Morfológico do cavalo Crioulo.
Agora, as prévias continuam pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passando por mais sete cidades na prospecção e avaliação de animais. A viagem termina no dia 19 de julho em Pelotas/RS.
A mostra morfológica surpreendeu. Sob organização do recém-formado Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul e com o apoio do Sindicato Rural da cidade, o evento contou com a participação de 46 animais confirmados e 10 na categoria incentivo, julgados por Claudio Neto de Azevedo.
Segundo o jurado, a região ainda está em crescimento no panorama da raça, mas já pôde mostrar sua qualidade de criação e a profissionalização de sua mão de obra. “Depois de três anos acompanhando os eventos da região, foi muito bom ver a evolução da raça evidente nesta pista. Os criadores do centro do país vem se mostrando cada vez mais preparados e trazendo para os eventos animais de grande qualidade”, conta Azevedo.
A grande destaque da exposição foi a égua JQ Darisca, filha de Apero do Curupá e Badana do Borba. De criação e propriedade da paulista Fazenda Jequitibá, a exemplar garantiu três escarapelas: campeã égua com cria, grande campeã e melhor exemplar da raça. Para Azevedo, o nível dos oito melhores colocados foi de ponta. “São animais de uma genética incrível, que com certeza andariam bem em eventos de qualquer lugar do Brasil”, diz.
A mostra foi realizada junto à 36ª Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas e contou com supervisão técnica de Ricardo Guazzelli Martins.

Veja os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):

Fêmeas

Melhor Exemplar da Raça – Grande Campeã – Campeã Égua com Cria

JQ Darisca, filha de Apero do Curupá e Badana do Borba; criador e expositor Edmond Chaker Farhat Junior, Fazenda Jequitibá, Itatinga/SP

Reservada Grande Campeã – Campeã Potranca Menor

Hija de Mi Vida da Matarazzo, filha de Viragro Rio Tinto e Cacho Graciosa; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

3ª Melhor Fêmea – Campeã Égua Prenhe

Zambia do Barrozo, filha de Gato da Vila Velha e Querência do Barrozo; criador Marcos Gomes Antunes e expositor Luis Fernando Guerreiro, L. Guerreiro Agropecuária, Campo Verde/MT

4ª Melhor Fêmea – Reservada Campeã Potranca Menor

Hija de Dueña Tania da Matarazzo, filha de Xingú Ibiá e BT Gauleza; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

Machos
Grande Campeão – Campeão Cavalo Adulto

EL Camiño JB de Palermo, filho de CRT Guapo e Madame do Campestre; criador Otto Jayme Beckert e expositor Luis Fernando Guerreiro, L. Guerreiro Agropecuária, Campo Verde/MT

Reservado Grande Campeão – Campeão Potranco Menor

Hijo de La Fronteira da Matarazzo, filho de Xingú Ibiá e BT Fronteira; criador e expositor Jayme Monjardim Matarazzo, Cabanha Villa Matarazzo, Amparo/SP

3º Melhor Macho – Reservado Campeão Cavalo Adulto

Zorro Guapo dos Campos Neutrais, filho de BT Delantero e BT Mandala; criador Vitor Hugo Feijó e expositor Ricardo Pinto Faria, Fazenda Faria, Registro/SP

4º Melhor Macho

Barbicacho 30 da Trovador, filho de Tormento da Badana e BT Caborteira; criador Neri, Adriano e Guilherme Mallmann e expositor Eduardo Folley Coelho, Fazenda Cabeceira do Prata, Jardim/MS

Acesso ao game Freio de Ouro já está disponível na internet




O game Freio de Ouro já está disponível para aos internautas. Para jogar, basta clicar no link do game no slider do site da ABCCC ou digitar o endereço jogofreiodeouro.com.br no seu navegador e fazer o login.
Por questão de segurança, está sendo solicitada a senha Sup3rC0ntr@ para o acesso ao jogo, entretanto, não é exigido o cadastro dos usuários. Mais tarde, será liberado o acesso livre, sem a senha.
Estando logado, o usuário poderá experimentar as opções de customização do ginete e do cavalo e ainda disputar as etapas de Mangueira, Bayard-Sarmento e Campo do Freio de Ouro em uma simulação criada totalmente em 3D. Também é possível incluir o seu resultado em um ranking e compartilhá-lo no Facebook.

Ranking de finalistas do Freio Jovem já tem novos competidores inscritos

Foi com muito apoio e incentivo da torcida na arquibancada do Parque de Exposições Assis Brasil que os 45 conjuntos inscritos na seletiva do Freio Jovem realizada em Esteio/RS, entre os dias 28 e 30 de junho, correram em busca do ranqueamento na modalidade. Os melhores da disputa receberam prêmios oferecidos pela organização e ainda confirmaram o seu nome na lista da qual sairão os finalistas da Expointer.
Com concorrentes nas categorias Aspirante, Infantil e Juvenil, masculino e feminino, a disputa mobilizou muitas famílias que foram acompanhar de perto o desempenho dos candidatos a finalistas. A prova integrou a programação da Classificatória do Freio do Proprietário realizada no município e contou com o julgamento de Ciríaco Py, José Luiz Gomes e João Vicente Sá, além da supervisão do técnico da ABCCC, Felipe Caccia Maciel.
Na categoria Infantil, o primeiro lugar no feminino ficou com Ana Laura Pedroso montando Data Vênia Dinastia e no masculino com Maylson Fonseca montando VB Eldorado Harpia. Na Juvenil os melhores foram Amanda Quadros com RZ Trigueño da Carapuça, no feminino, e Adrian Veiga montando Hipocrisia da Reconquista no masculino. Entre os Aspirantes, a primeira colocação no feminino foi de Nathália Oliveira e Adágio Gravatá, enquanto no masculino o melhor foi Felipe Araújo com Eclipse Del Prieto.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam um tablet, oferecido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região, promotor da prova, e as concorrentes das categorias femininas ainda foram premiadas com produtos de beleza.

Presença na final do Freio do Proprietário estará em jogo neste domingo em Esteio



Fernando Gonzales montando RD Entonado, primeiro colocado na categoria Master. Fotos Fagner Almeida

Já estão definidos os conjuntos que competem neste domingo, 30 de junho, por uma vaga na decisão do Freio do Proprietário. A classificatória da modalidade que está sendo realizada desde o dia 28 no Parque Assis Brasil em Esteio/RS chegou ao seu ponto na tarde de sábado, quando a primeira fase de campo encerrou listando aqueles que ainda seguem na prova.
Por decisão dos jurados, a categoria Amador tem 16 finalistas dos 30 que começaram a prova. Já na categoria Master passaram 14 de um total de 20 inscritos no catálogo. De acordo com a programação do evento, o qual também integram disputas do Freio Jovem e Campereada organizadas pelo Núcleo de Criadores da 6ª Região, a fase final será disputada a partir das 8h do dia 30 e encerra às 12h15min com a entrega de prêmios.
O gado de boa qualidade, de propriedade da cabanha Dom Manoel e da fazenda Capão da Lagoa, já havia demonstrado desde a etapa de mangueira que seria um elemento importante na disputa. No campo, efetivamente, se confirmou como um fator decisivo e abrilhantou ainda mais a disputa pela confirmação na decisão.
Na categoria Amador, julgada por Guilherme Abascal, Marco Antonio Stumpf e Telmo Olivera Peixoto, o primeiro lugar é agora ocupado por La Passion Aparecida e Luiz Alberto Martins Bastos. O conjunto subiu da segunda para a primeira colocação, ultrapassou Debochado do Iguariaçá montado por Vinícius da Silva, e está liderando a categoria com a média parcial de 10,469.
Já entre os conjuntos da categoria Master, julgados por Eduardo Neto de Azevedo, Glauco Pinto Xavier e João Luis Arísio, a liderança está agora com RD Entonado montado por Fernando Gonzales com a média parcial de 10,570. Cara e Coroa do Phoenix montado por Alexandre Álvares, que ocupava até então o primeiro lugar, caiu para a quarta posição.
Para saber quem passou à final da Classificatória do Freio do Proprietário, que tem o patrocínio da correaria Dima, acesse aqui a planilha completa com todas as médias de cada concorrente da categoria Amador e clique aqui para ver a planilha da categoria Master.

Jovens também seguem na disputa
Os 45 conjuntos que competem na prova do Freio Jovem, nas categorias Aspirante, Infantil e Juvenil, masculino e feminino, também voltaram à pista neste sábado. Pela manhã a realização da etapa de mangueira já havia levado bom público às arquibancadas do parque, fato que se repetiu durante a tarde, no julgamento da Bayard-Sarmento.
Sob avaliação de Ciríaco Py, José Luiz Gomes e João Vicente Sá, a disputa dos jovens terá sequencia no domingo junto à classificatória do Freio do Proprietário, com a avaliação da Prova de Campo Virtual.


La Passion Aparecida e Luiz Alberto Bastos

Definidos os finalistas da classificatória de Chapecó



Invernada do Recanto Crioulo (esquerda)

Depois de uma manhã chuvosa, o sábado terminou com sol no oeste de Santa Catarina onde estão sendo disputadas as vagas da oitava semifinal brasileira ao Freio de Ouro 2013. A cidade de Chapecó sedia o evento que definiu nesta tarde os 20 animais participantes da decisão de domingo.
Com a maior média entre as duas categorias (19,349), o garanhão Destaque da Maior largou em terceiro na avaliação morfológica, mas tomou a ponta na etapa de Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas e mantém a posição. Nas fêmeas, Joaquina da Bezinha estava na frente até a primeira etapa de mangueira, no entanto caiu para terceiro na prova de campo e a ponta ficou com Invernada do Recanto Crioulo.
No domingo a programação começa com a fase final de mangueira, às 9h, e segue com Bayard-Sarmento e a corrida de campo que irá determinar os classificados. A final, julgada pelos criadores Ricardo Vieira Borges, Jorge Rosas Demiati Júnior e Douglas Gonçalves, será transmitida ao vivo pelo Canal Rural e C2Rural. O ciclo 2013 do Freio de Ouro conta com patrocínio da Ipiranga, Massey Fergusson, Vivo, Banrisul, Chevrolet, além do apoio da Supra e a Nova Schin como bebida oficial.
Texto: Hélen Albernaz

Fotos: Felipe Ulbrich